Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Conheça 5 benefícios da automação de documentos jurídicos

A automação de documentos jurídicos é uma tendência cada vez mais presente no dia a dia dos escritórios de advocacia. Assim como diversos negócios e indústrias estão se beneficiando com a transformação digital, soluções específicas para esse cenário também já estão disponíveis no mercado e trazendo excelentes vantagens competitivas para os seus usuários. Você já experimentou algum software jurídico?

Neste post, vamos apresentar 5 razões para investir nessa tecnologia de uma vez por todas. Continue a leitura do artigo e confira!

Afinal, o que é a automação de documentos? 

A automação de documentos jurídicos não significa simplesmente transformar um arquivo físico em digital. A ideia é agregar um software jurídico à rotina de um escritório de advocacia, a fim de que haja maior controle e mais eficiência nas atividades.

Esse tipo de ferramenta permite integrar e organizar todas as informações para uma gestão inteligente e bem-sucedida. Assim, é possível que os esforços humanos sejam dedicados à parte mais intelectual do trabalho.

O objetivo é tornar o cumprimento de tarefas repetitivas mais rápido e preciso, liberando os advogados e as suas equipes para se dedicarem à análise de casos, ao estudo de estratégias e a um atendimento personalizado aos clientes. Enfim, essa é uma nova forma de enxergar e de interagir com o mercado. Uma cultura que auxilia na obtenção de resultados notáveis, colocando o escritório em posição de destaque.

Qual a sua importância para otimizar a rotina dos advogados?

Assim como nos ambientes corporativos, a automação de documentos jurídicos será uma grande aliada para uma atuação mais rápida, ágil, sem erros e com um baixo custo. Portanto, representa uma importante peça para a otimização de desempenho e para os resultados do advogado.

Ademais, considerando que, hoje, a maioria dos tribunais funciona no modelo eletrônico, aderir às funcionalidades de um software jurídico é quase uma condição obrigatória para quem quer sobreviver nesse mercado.

Quais os principais benefícios da automação de documentos jurídicos?

Quando o assunto envolve inovações tecnológicas para o segmento jurídico, são inúmeros os motivos que justificam a necessidade de um trabalho estruturado em recursos modernos. Pensando nisso, listamos 5 dos principais benefícios para quem decide seguir a estratégia.

1. Otimização do tempo

O primeiro benefício da automação de documentos jurídicos é o alto ganho de produtividade. Quando todas as informações estão reunidas em um sistema virtual, a equipe pode acessá-las em poucos cliques e fazer as modificações necessárias. 

Além disso, as atualizações realizadas são automaticamente salvas, evitando o retrabalho, tarefas repetitivas e falhas, bem como fazendo o gerenciamento de contratos e processos. 

2. Minimização de custos, erros e omissões

Trabalhar com um grande volume de papel é uma alternativa que deixa o escritório mais vulnerável a erros e a omissões que resultem em prejuízos; sobretudo, hoje, que a tecnologia pode eliminar todas essas ineficiências.

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a adoção de sistemas digitais é uma importante escolha para quem deseja reduzir gargalos no orçamento. Com o gerenciamento automatizado, os custos associados ao uso de papel são cortados de forma significativa. Se analisarmos o quesito mão de obra, por exemplo, um escritório de grande porte que funcione com o suporte tecnológico naturalmente exige menos funcionários.

3. Aumento da produtividade

A automação de documentos jurídicos está diretamente ligada ao elemento “organização” e, sem dúvidas, vai contribuir para o aumento de produtividade no escritório. Isso porque uma vez que o fluxo de trabalho é otimizado, não há desperdício de tempo e de esforços.

Nesse contexto, mais do que encontrar cada registro no lugar certo, a tecnologia tem o atributo de mantê-los sempre atualizados. Portanto, ao implementarem esse recurso, os profissionais ganham liberdade para desenvolver as suas competências técnicas. 

4. Maior integração

A automação de documentos jurídicos também apresenta como ponto positivo a maior integração de dados. O apoio de um software viabiliza o acesso às informações pelas pessoas certas, em tempo real e com a segurança necessária.

Como todos os departamentos ficam reunidos em um único ambiente, incluir arquivos ou quaisquer dados e executar outros procedimentos se torna muito mais intuitivo, ágil e com um nível elevado de performance. Considerando o momento de pandemia e a ascensão da modalidade de trabalho remoto daqui para frente, a integração proporcionada pelos sistemas digitais torna-se essencial para superar a crise e traçar novas diretrizes para o futuro.

5. Maior controle sobre os prazos

O controle de prazos é uma peça fundamental para a atuação bem-sucedida de um advogado. Seja no contencioso, seja na área consultiva, a perda de um desses limites de tempo para agir ou se manifestar tem um peso fatal para o processo e também para a reputação do escritório.

Nesse caso, a adoção de um software jurídico apresenta soluções, como a criação de lembretes para cada prazo e referentes às mais diversas fases do processo. A clareza sobre os prazos fornece uma visão ampla sobre as prioridades na rotina diária, melhorando o planejamento e a execução das tarefas entre os advogados e as equipes.

Como a Netview pode ajudar?

A Netview é uma empresa de tecnologia que tem como propósito transformar ideias e desafios em soluções que somam valores aos seus clientes. Há mais de 20 anos atuando nesse mercado, a empresa passou a desenvolver softwares direcionados a aplicações jurídicas em 2008 e, desde então, vem aprimorando a sua expertise no segmento.

Ao combinar inteligência, informação e gerenciamento de dados, a empresa consegue viabilizar que escritórios de advocacia e departamentos jurídicos implementem uma atuação preventiva, com a tomada de decisões mais estratégicas e capazes de mitigar riscos.

Além disso, as soluções jurídicas são totalmente online, em favor da otimização das operações do Direito, e podem ser moldadas de acordo com as necessidades de cada cliente.

Como você pôde ver, são inúmeros os motivos que justificam o investimento na automação de documentos jurídicos. A melhoria contínua na rotina de trabalho traz consequências bastante positivas para a gestão de qualquer negócio e, nos escritórios de advocacia, não é diferente. Em plena era digital, aliar-se às tecnologias é um dos segredos para a prestação de um serviço de excelência.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe de todas as vantagens obtidas por esse método, aproveite para entrar em contato com o time de consultores da Netview e conhecer de perto como o software funciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *