Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Business Intelligence na advocacia: saiba o que é e como aplicá-lo

Para quem quer mais produtividade e reduzir as chances de erros no escritório, investir em tecnologia e automação é uma excelente ideia. Pensando nisso, aprender sobre Business Intelligence na advocacia e como aplicar este conceito é um primeiro passo. Assim seu negócio poderá obter o melhor suporte na gestão, de acordo com as principais tendências do mercado!

Quer saber o que é, como funciona o Business Intelligence e como ele se aplica à advocacia? Confira mais sobre o assunto a seguir!

O que é Business Intelligence (BI)?

Business Intelligence é um processo gerencial de coleta, organização, armazenamento e acompanhamento de dados gerenciais com apoio da tecnologia. Assim, quem conta com ferramentas de BI consegue fazer análises profundas dos processos da empresa com base em dados reais do negócio.

Importante frisar que BI é uma metodologia, não um sistema específico. Cada realidade empresarial exigirá uma ferramenta customizada, sendo que a aplicação de BI em sistemas aumenta a eficácia dos sistemas de gestão.

Como o BI pode ser usado na advocacia?

Quando falamos de Business Intelligence na advocacia estamos pensando em utilizar inteligência artificial e sistemas jurídicos para favorecer a gestão do negócio e o trabalho jurídico.

Não se trata de um software jurídico que é apenas um banco de dados: sistemas modernos incluem análise e compilação de dados que permitem uma visão mais ampla e estratégica dos processos em andamento. Assim, o sistema é um parceiro do advogado, ajudando a pensar de forma organizada sobre toda a operação do escritório.

Com a aplicação de Business Intelligence o escritório trabalha de modo mais inteligente e oferece um serviço com foco em resultados. Mais que conduzir casos, os escritórios que fazem análises de dados se tornam parceiros da gestão de seus clientes, ofertando um valor muito maior do que se a atuação fosse limitada a executar ações sem qualquer reflexão.

Quais são as vantagens de investir em BI?

Quem adota o Business Intelligence na advocacia muda de patamar de atuação. Ao utilizar sistemas inteligentes que aplicam os princípios de BI os advogados encontrarão as seguintes vantagens:

  • facilidade de acesso às informações, devidamente organizadas para análise e melhor compreensão do panorama;
  • mais agilidade;
  • rapidez no reconhecimento e reparo de falhas;
  • armazenamento em nuvem, prevenindo a perda de dados estratégicos;
  • identificação de oportunidades de negócios e pontos de melhoria;
  • prevenção de riscos;
  • atuação estratégica, abandonando a necessidade de trabalhar com base em tentativa e erro;
  • possibilidade de monitorar resultados de iniciativas implementadas, com coleta de dados reais dos efeitos de cada mudança;
  • transformação de dados brutos em informações úteis para a tomada de decisões no escritório.

Aplicar o Business Intelligence na advocacia é uma forma de profissionalizar a gestão do escritório, além de ganhar tempo e economizar recursos. Investimentos em tecnologia e automação são muito bem-vindos nos escritórios, pois tornam o trabalho mais eficiente e aumentam a lucratividade do negócio.

No contexto da sociedade da informação, os escritórios que desejam se manter relevantes e competitivos no mercado jurídico devem oferecer soluções modernas a seus clientes, com foco em resultados.

Agora que você sabe mais sobre Business Intelligence, confira também nosso artigo sobre Big Data para entender mais uma tendência da tecnologia jurídica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *