A evolução do mercado jurídico afeta os escritórios de advocacia com bastante frequência. Pensando nisso, se preparar para uma gestão de mudanças eficaz é uma necessidade operacional que não pode ser ignorada. Quem quer se manter competitivo e ágil precisa entender o conceito e as ferramentas disponíveis para aplicá-lo.
Quer entender sobre gestão de mudanças, mas não sabe por onde começar? Leia este artigo para aprender mais sobre o tema!
O que é gestão de mudanças?
Gestão de mudanças é a organização dos processos de uma empresa com o objetivo de que a implementação de transformações seja mais simples. Para que isso seja possível, todas as áreas do escritório precisam entender a necessidade de se adaptar, e a gestão deve fornecer as diretrizes para que a introdução de novidades seja feita de maneira satisfatória.
Quem tem uma boa gestão de mudanças tem ações pré estabelecidas para a necessidade de mudar. Assim, quando surge uma novidade, o plano é colocado em prática e todos entendem qual é o próximo passo.
Como a gestão de mudanças é aplicada no escritório de advocacia?
Tratando especificamente do escritório de advocacia, podemos pensar na gestão de mudanças como a preparação para inserir novidades como:
- adaptação para um novo tipo de processo eletrônico;
- abertura de uma nova área de atuação;
- implementação de novas formas de trabalho, como o home office;
- atendimento a clientes diferentes, com um perfil até então desconhecido pela equipe.
Todas essas novidades não só podem acontecer como acontecem com frequência, não é mesmo? Quem se prepara de antemão para reconhecer que essas mudanças podem ocorrer terá um processo muito mais simples quando isso acontecer. Para dar suporte à equipe e organizar as mudanças, é importante que o escritório tenha:
- manuais de conduta, com diretrizes gerais e indicação do papel de cada profissional na rotina do escritório;
- sistemas jurídicos automatizados, que permitem a alteração de questões operacionais com agilidade e evitam o aumento do trabalho repetitivo, como cadastro de processos de forma manual;
- treinamento constante para os funcionários, para que consigam lidar com as novas tecnologias ou áreas de atuação do escritório.
Quais são as ferramentas de gestão?
Algumas metodologias de gestão existem especificamente para lidar com mudanças. Pensando nisso, adotar essas estratégias para a gestão de mudanças é uma boa ideia. Dois métodos comuns são o PDCA (Plan Do Check and Act) e o BSC (Balanced Scorecard).
No PDCA, as mudanças são geridas em um ciclo fechado que envolve os seguintes passos:
- planejar (plan): o gestor identifica as mudanças, planeja os passos de execução do projeto e cria um cronograma de trabalho;
- fazer (do): as informações e ações são transmitidas para os membros do escritório para execução;
- conferir (check): o gestor acompanha a execução e confere se os planos estão sendo seguidos, identificando problemas ou ajustes;
- agir (act): a partir da coleta de informações e comunicação com a equipe, o gestor reajusta o plano, cria novas etapas e ações e coloca tudo em um novo ciclo, voltando ao início da roda.
No BSC, o escritório deverá balancear os indicadores de desempenho, desenvolvendo metas, objetivos, indicadores e iniciativas em quatro áreas: financeiro, perspectiva dos clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Assim, a implementação da mudança deverá aprimorar o desempenho do escritório nas quatro áreas.
Se preparar para agregar novidades ao negócio é uma estratégia de sobrevivência para os escritórios. Por isso, a gestão de mudanças deverá ser bem organizada, para que tudo possa ser implementado de forma ágil e eficaz. Usar sistemas jurídicos e automação torna o processo mais simples e por isso o investimento em tecnologia nunca deve ser ignorado pela gestão.
Gostou do artigo? Então, aproveite para curtir nossa Fanpage no Facebook e acompanhar as novidades!