Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Você sabe como fazer o gerenciamento de equipe jurídica? Veja aqui!

O gerenciamento de equipe é um elemento crucial para a organização do escritório de advocacia. Quem pretende crescer e conquistar mais clientes precisa conhecer soluções para controlar melhor os processos internos. 

Administrar o fluxo de trabalho da equipe aumenta o rendimento dos profissionais, ampliando a margem de lucro. Além disso, advogados bem geridos atendem melhor os clientes, trazendo mais satisfação e oportunidades de novos negócios.

Quer aprender a aprimorar o gerenciamento de equipe no escritório de advocacia? Acompanhe este artigo para descobrir estratégias para fortalecer a sua gestão!

Conheça o perfil dos colaboradores

Cada um conta com habilidades diferentes, o que exige capacidade de análise da gestão para permitir que todos façam o que melhor de si. Um colaborador deve ser colocado para executar preferencialmente as tarefas com as quais tem mais afinidade e demonstra maior talento. 

Quanto mais uma pessoa é colocada para exercer atividades que gosta, maior é a sua motivação e melhor se torna o ambiente organizacional. Ao sentir que suas habilidades estão sendo reconhecidas em determinada área, o colaborador passa a ter mais satisfação na rotina de trabalho.

Além disso, em razão da distribuição por habilidades, o tempo gasto com as tarefas diminui, otimizando o fluxo de trabalho.

Defina responsabilidades

É muito importante ter clareza com relação às atribuições de cada membro da equipe dentro do escritório de advocacia. Isso pode ser feito de várias formas, seja criando setores de atuação especializada, seja realizando a distribuição das tarefas de forma contínua. Independentemente do modelo escolhido, todos devem saber exatamente quais são os casos sob sua responsabilidade e qual é a programação para os próximos dias.

Invista em recursos de comunicação

O gerenciamento de equipe no escritório de advocacia envolve o fornecimento de várias diretrizes, distribuição de tarefas e muita comunicação. Diante da necessidade de controlar um grande volume de informações, o ideal é utilizar recursos tecnológicos para que a comunicação ocorra com mais fluidez.

Além disso, com a delegação feita pela via eletrônica, é possível acompanhar o histórico do caso e a execução das tarefas em tempo real.

Acompanhe as atividades

Delegar é entregar a conclusão de uma tarefa para alguém de confiança. Isso não significa que o gestor deve ignorar completamente o processo de execução das tarefas após atribuir o responsável. Muito pelo contrário!

Um bom gerenciamento de equipe inclui acompanhar as atividades conforme elas são desenvolvidas, além de oferecer apoio aos supervisionados. O gestor deve ser fonte de soluções e indicador de caminhos.

Administrar um escritório de advocacia envolve muitas questões de finanças e processos judiciais. Também é importante identificar gargalos durante a execução de projetos, redirecionando as atividades e mudando procedimentos quando necessário.

O gerenciamento de equipe bem conduzido, com análises, métricas e acompanhamento constante, traz inúmeras vantagens. A melhoria na gestão é um exercício diário, pois sempre há mudanças e espaço para elas. Portanto, o gestor nunca deve descuidar de sua equipe e sempre procurar desenvolver soluções para um gerenciamento mais eficiente.

Agora que você já conheceu as estratégias para gerir a equipe de seu escritório de advocacia, assine a nossa newsletter para continuar acompanhando conteúdos semelhantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *