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Como garantir um bom atendimento ao cliente em escritório de advocacia?

Em um mercado amplo e altamente competitivo como o da advocacia, todo e qualquer diferencial colocado à disposição do cliente pode fazer toda a diferença nos rumos do negócio. Nesse sentido, por exemplo, destacamos a importância de se priorizar a experiência de atendimento ao cliente em escritório de advocacia.

Hoje, o atendimento é um dos pilares para a satisfação dos destinatários dos serviços de um escritório, além de ser uma das formas mais eficientes e econômicas de transparecer qualidade, profissionalismo e expertise no seu ramo de atuação.

Diante da relevância que um bom atendimento ao cliente tem para os resultados de um negócio no meio jurídico, preparamos este artigo para tratar melhor desse tema e, ainda, trazer algumas dicas de como fortalecer esse atributo dentro do seu escritório. Acompanhe!

A importância do atendimento ao cliente em escritório de advocacia

A área jurídica é, sem dúvidas, um dos campos mais técnicos e complexos que se relacionam com vida cotidiana das pessoas. Diante da vastidão da legislação e das intensas mudanças que recaem sobre o setor, é extremamente difícil para o cidadão comum, por exemplo, conhecer a fundo seus direitos, as normas e todo o sistema jurídico.

Por essa razão, na maioria dos casos, as pessoas recorrem ao auxílio jurídico quando não têm domínio sobre certas situações ou quando se trata de casos mais delicados, que exigem conhecimento técnico acerca de algum ramo do Direito.

Nessas horas, o profissional precisa atender com excelência, entendendo as dores e demandas do cliente, a fim de orientá-lo da forma mais transparente e profissional possível. Por se tratar de uma relação de confiança, o profissional da advocacia deve ter um extremo zelo com a sua comunicação e com a postura, além de considerar o perfil de cada cliente. Só assim, poderá atender de forma personalizada e eficiente.

A garantia de um atendimento de excelência

Apesar de ser extremamente importante para o sucesso de um escritório de advocacia, muitos profissionais do ramo têm dificuldade para implementar um atendimento de excelência em suas interações.

Como sabemos que você não deseja sofrer com esse tipo de problema, preparamos algumas dicas valiosas para atender melhor. Confira!

Personalize o seu atendimento

A chave para um atendimento de qualidade é adaptar a sua postura e a sua comunicação a cada perfil de cliente. Nem sempre você atenderá a um executivo de uma empresa ou a uma pessoa com alto nível de escolaridade e que entenda sobre os mais diversos temas.

Pode acontecer, por exemplo, de o escritório receber um cliente mais simples, pouco estudado. Nesses casos, o respeito deve ser o mesmo, mas a abordagem deve ser mais informal, atenciosa e clara, até para que o cliente se sinta mais à vontade e entenda melhor o que está sendo discutido, por exemplo.

Seja claro e objetivo ao esclarecer dúvidas

Ao tratar com o seu cliente sobre o processo, seja sempre claro e objetivo. É essencial que as informações sejam passadas sem equívocos e dúvidas e sem margem para duplas interpretações.

Além disso, seja honesto e profissional todo o tempo, respondendo somente aquilo que você tem certeza. Nenhum cliente gosta de ser enganado ou de sentir que está sendo “enrolado”.

Além disso, saiba escutar o cliente. Muitas vezes, o atendimento jurídico vem carregado de inseguranças, problemas pessoais e desavenças. É preciso ser paciente, ouvir e adotar uma postura mais humanizada diante de cada situação. Isso certamente faz toda a diferença.

Dê um retorno sempre que for possível

Todo cliente gosta de se manter atualizado sobre tudo o que acontece com o seu processo. Por isso, faz parte de um bom atendimento manter o seu cliente a par das novidades. Isso demonstra atenção, além de ser uma forma de minimizar possíveis desgastes e a ansiedade — situações comuns em processos judiciais.

Por fim, o atendimento ao cliente em escritório de advocacia é um dos diferenciais mais relevantes que se pode oferecer. Em muitos casos, ações simples, como as que citamos, podem melhorar a percepção do cliente sobre o profissional que o atende e sobre a empresa, gerando respeito e fidelização.

Gostou deste conteúdo? Tem interesse em seguir lendo e informando-se sobre o universo jurídico? Então, aproveite e confira o nosso artigo que mostra como um sistema jurídico pode otimizar o departamento de advocacia!

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