Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Legaltech: entenda o que é e quais são os seus impactos no mercado jurídico!

A sociedade como um todo agrega cada vez mais elementos tecnológicos às diversas atividades do cotidiano. Com a advocacia, isso não é diferente. Para atender às diversas demandas específicas do setor, surge um ramo específico dos serviços de tecnologia, conhecido como legaltech. A revolução tecnológica veio para ficar e, por isso, é importante saber como tecnologia e direito caminham juntos!

Já ouviu falar de legaltech? Sabe o que são essas empresas e como o setor funciona? Descubra mais lendo este artigo!

O que é uma legaltech?

Legaltech é um termo em inglês que junta o direito (legal) e a tecnologia (tech) em uma só palavra, para designar as empresas que oferecem recursos tecnológicos jurídicos. A ideia é utilizar as novas tecnologias, sistemas que agregam inteligência artificial e automação para facilitar o trabalho dos advogados.

Quais serviços oferecidos pela legaltech para os advogados?

Com a demanda cada vez maior por uso de ferramentas tecnológicas, os advogados devem se adaptar às tendências do mercado.

Nesse momento entram as legaltechs, com sistemas customizados para atender às demandas do universo jurídico, podendo inclusive, servir a um tipo de ramo do direito ou atividade em foros específicos, com ritos diferentes.

As soluções oferecidas por uma legaltech para aprimorar o trabalho dos advogados envolvem algum tipo de software. Diferente dos sistemas antigos, que eram uma espécie de banco de dados, o software jurídico moderno agrega valor ao trabalho do escritório, reduzindo tarefas repetitivas e melhorando o controle operacional.

As possibilidades são inúmeras, atingindo desde tarefas elementares como o acompanhamento processual até a criação de mecanismos de controle de comparecimento em audiências à distância, com o uso de GPS. Trata-se de usar os elementos tecnológicos que já existem de acordo com as prioridades dos advogados, trazendo maior organização e transparência para o trabalho.

Quais as vantagens de usar tecnologia nos serviços jurídicos?

Contar com a tecnologia na advocacia é melhor que parece. Os sistemas evoluíram e hoje podem atender a diversas necessidades, tornando tudo mais prático e organizado.

Um sistema jurídico aprimora o trabalho dos advogados, auxiliando nos seguintes procedimentos:

  • controle processual;
  • acompanhamento de audiências, com check-in por GPS e garantia de presença no local indicado;
  • documentação de processos acessível em qualquer lugar, com digitalização de atas de audiência e envio pelo sistema em tempo real;
  • controle de diligências;
  • automação de petições repetitivas;
  • gestão de grande volume de processos com apoio de inteligência artificial;
  • geração de parâmetros para propostas de acordo e provisionamento de risco utilizando jurimetria.

A tecnologia de ponta já existe e está cada vez mais acessível, com customizações para todo tipo de atividade. No setor jurídico, as empresas legaltech oferecem soluções variadas para aumentar o desempenho dos advogados e escritórios, eliminando tarefas repetitivas para que os advogados se concentrem no que realmente importa. Conhecer e incorporar a tecnologia e os sistemas jurídicos no cotidiano é um elemento essencial para se manter à frente no mercado!

Agora que você conheceu mais sobre a tendência legaltech, não deixe de conferir como um sistema jurídico ajuda a otimizar o trabalho na advocacia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *