Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Advocacia 4.0: entenda como preparar o seu escritório!

O avanço das empresas segue as inovações no mercado. Se a primeira revolução industrial foi marcada pela mecanização com o advento da máquina a vapor e da força hidráulica, o contexto atual é o da quarta revolução industrial e vem dela o conceito de advocacia 4.0.

Estamos falando de tecnologias integradas, sistemas ciber-físicos, internet das coisas, cloud computing, inteligência artificial e alta conectividade, fatores que otimizam processos, dinamizam rotinas de trabalho e controlam as atividades com segurança. A informação é hoje gerada aos montes e significa poder, razão pela qual precisa ser bem administrada.

Continue na leitura para entender como o advogado é capaz de se desenvolver na carreira e aumentar a competitividade do escritório no mercado aderindo às inovações da advocacia 4.0.

Faça um bom planejamento estratégico

Você não saberá quais operações aprimorar e em quais tecnologias investir se não tiver um direcionamento claro de onde pretende chegar com o negócio a longo prazo. Portanto, entenda seu contexto atual avaliando as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do escritório — a análise SWOT é uma ótima ferramenta para isso.

A partir daí, defina metas e indicadores: se a intenção é aumentar o faturamento em 70% dentro de 5 anos, o número de clientes conquistados por semestre é uma boa métrica para indicar se a equipe está no caminho certo. Esse direcionamento orienta investimentos e a escolha de ferramentas para realizar melhorias operacionais.

Invista na capacitação dos profissionais

Você pode implementar um software jurídico com funcionalidades para aumentar a produtividade da equipe e melhorar o atendimento ao cliente, forma efetiva de promover a advocacia 4.0. No entanto, a medida deixa de ser eficaz se os colaboradores não forem treinados para usar o sistema no máximo de sua potencialidade.

Capacitar profissionais é investir em educação corporativa e conhecimento, estimular a participação deles em eventos da área para aprenderem sobre tendências e inovações do mercado, ensinar habilidades e desenvolver competências de trabalho a fim de que eles atuem integradamente com as máquinas e programas no escritório.

Utilize a tecnologia em sua rotina diária

Informação é poder na era da transformação digital. Nesse sentido, a advocacia 4.0 é marcada pelo uso da inteligência artificial para peticionar, automatizadamente, e inserir a estatística na rotina de trabalho dos escritórios e departamentos jurídicos, por exemplo.

Estamos falando da juri metria, uma das formas de utilizar a tecnologia a favor do advogado. Ela utiliza uma sólida base de dados para fazer a análise e o cruzamento de informações sobre julgamentos e tendências decisórias dos magistrados. Assim é possível ver as chances de sucesso na ação judicial e a conduta do jurista é orientada.

Tenha um software jurídico de qualidade

A advocacia 4.0 é promovida quando o escritório ou departamento jurídico opta por um programa de gestão altamente eficaz. Ele pode ser capaz de agilizar o controle dos processos e eliminar o acompanhamento em planilhas, enquanto integra o trabalho dos profissionais em uma plataforma facilmente acessível e de navegação intuitiva.

Ainda, informações e atualizações são geradas em tempo real para toda a equipe, a comunicação interna melhora, o fluxo de trabalho também, a satisfação dos clientes aumenta e a perda de prazos e audiências é evitada. O gestor tem total controle das operações e pode monitorar o desempenho dos advogados com o software.

Notou como a advocacia 4.0 é capaz de otimizar processos, metodologias e rotinas de trabalho nos escritórios e departamentos jurídicos? Seu negócio ganha em diferencial competitivo quando as tecnologias são adotadas, ótima forma de promover seu nome no mercado e se destacar como autoridade no ramo.

Gostou do assunto? Assine nossa newsletter para continuar atualizado sobre inovações e Direito.

3 Responses

  1. […] que já trabalha com soluções digitais importantes como o software jurídico. O software para advogados foi criado com o objetivo de melhorar a gestão de escritórios, permitindo que os usuários atuem […]

  2. […] o Direito é uma ótima maneira de começar a solucionar equívocos comuns sobre a utilização da tecnologia no setor jurídico. Muitos acreditam que a AI é aplicada apenas às máquinas de produção industrial, mas com as […]

  3. Isabella diz:

    Ja estamos vivendo a era da Advocacia 4.0. O seu escritorio esta preparado para lidar com as demandas de forma inteligente, reduzindo o tempo dos processos e aumentando os indices de acerto na tomada de decisoes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *