Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Confira 11 vantagens de software jurídico para a gestão!

A tecnologia faz parte da rotina dos profissionais de variados ramos. Dentre os que utilizam as inovações, encontra-se o setor judiciário, que já trabalha com soluções digitais importantes como o software jurídico. O software para advogados foi criado com o objetivo de melhorar a gestão de escritórios, permitindo que os usuários atuem de maneira estratégica e eficaz.

Ele auxilia os profissionais de Direito no acompanhamento, registro e mensuração de processos, como também facilita a gestão dos procedimentos essenciais do dia laboral. Nesse cenário, não há dúvidas de que, para você se destacar no mercado jurídico, adotar a tecnologia é uma forma de otimizar sua rotina em um escritório ou empresa.

Pensando nisso, preparamos este texto com 11 vantagens que essa solução pode proporcionar para você. Confira agora!

1. Gestão completa dos processos

Um software jurídico permite o pré-cadastramento de processos pela via eletrônica. Para isso, é preciso apenas preencher suas informações profissionais, como o número da OAB, a fim de que os dados da capa sejam cadastrados em todo o sistema.

Desse modo, essa solução pode funcionar como um modelo de arquivo físico, mas de maneira automatizada e que proporciona praticidade e comodidade, visto que permite que os processos sejam acessados e consultados de qualquer lugar e a qualquer momento. É necessário somente o cadastro prévio e a conexão com a internet.

2. Automação de tarefas

O software jurídico permite que as tarefas executadas pelos profissionais sejam automatizadas. Isso quer dizer que atividades como buscar informações, agendar manualmente a consulta com clientes, parceiros e fornecedores, sincronizar com o site do tribunal para procurar, de modo individual, o andamento dos processos, criar planilhas financeiras para inspecionar o orçamento etc., se tornaram bem mais simples de serem efetuadas.

3. Captura de andamentos processuais

Com a utilização de uma plataforma eletrônica, fica bem fácil ter ciência de publicações e andamentos processuais, como intimações, sentenças, juntadas de peças, entre outras. Dessa forma, a cada alteração que ocorrer durante o processo, você receberá notificações sobre o que está acontecendo.

4. Aumento da produtividade

Com a utilização de um software específico para as suas atividades diárias, sobra tempo para o profissional se dedicar a outras tarefas que são mais importantes e requerem o raciocínio e atenção específica. Essa produtividade ocorre em várias áreas de um escritório ou empresa, e não apenas nos trabalhos jurídicos.

Dessa maneira, se antes do surgimento da tecnologia o advogado demandava várias horas para realizar a cópia de um processo ou fazer a sua carga, atualmente, isso pode ser alcançado pelo meio eletrônico, graças à utilização de um software jurídico. O profissional pode acessar o processo rapidamente e tem o seu tempo aprimorado, o que contribui para a obtenção de resultados satisfatórios.

5. Controle de prazos

Atentar aos prazos é uma tarefa essencial na rotina de todo profissional que atua no ramo do Direito. A sua não observância pode ser crucial e ocasionar a perda de um processo, provocando prejuízos financeiros para o escritório e para o cliente, além de poder diminuir a reputação do técnico jurídico.

Nessa perspectiva, acompanhar o andamento de processos, por meio de um software jurídico, ajuda a manter o profissional atualizado e informado de tudo o que ocorre na ação, o que possibilita mais agilidade e evita a perda de prazos.

Desse modo, a solução jurídica cria lembretes relacionados ao prazo de cada processo. O advogado consegue se organizar de maneira otimizada e pode distribuir as suas atividades considerando o calendário de prazos.

6. Gestão financeira completa

A utilização de soluções em escritórios de advocacia auxilia na realização de gerenciamento do fluxo de caixa, além de promover uma administração financeira mais eficaz e detalhada do negócio. Com isso, os cadernos, agendas e as planilhas manuais podem ser, enfim, deixadas de lado, já que tudo será realizado de maneira automatizada.

7. Segurança de dados

Um programa jurídico utiliza recursos de criptografia que transformam dados em códigos ininteligíveis e desordenados, indecifráveis para outras pessoas que não tenham a chave para realizar a sua correta decodificação.

Essa ação de segurança dribla qualquer possibilidade de invasão e furto de informações por terceiros não autorizados, mantendo os arquivos protegidos contra criminosos.

8. Melhor integração das informações

O software jurídico ajuda integrar os variados setores de um escritório, como financeiro, RH, marketing e o próprio jurídico. Com isso, todas as áreas atuam de forma unida, fazendo com que haja uma gestão mais harmoniosa e lógica.

Esses mecanismos automatizados promovem a comunicação entre as várias áreas por meio de aplicativos de troca de mensagens em tempo real, o que é um benefício e tanto no cotidiano dos advogados. Essa característica melhora as atividades, amplia a rapidez e faz com que o escritório saia à frente dos concorrentes.

9. Análise do desempenho

O software jurídico auxilia na coleta e processamento de informações pertencentes aos clientes e aos que se referem à gestão interna do escritório. Dessa forma, torna-se viável lançar relatórios contendo dados e métricas sobre o desempenho do serviço que está sendo fornecido, como também a possibilidade de identificar a existência de falhas e, assim, promover ações para evitá-las.

O relatório possibilita a análise, por exemplo, de quais são os processos que foram completados com sucesso, os que ainda estão processando na justiça e o valor dos honorários pertencente a cada um deles. Desse modo, é possível saber o faturamento mensal por cliente.

10. Redução de custos

A diminuição de custos é outro fator quando você optar pelo uso de um sistema jurídico. Será perceptível, no decorrer do tempo, a economia com funcionários, além de otimizar o tempo deles. Também ocorrerá redução de custos com transporte para deslocamento até o fórum, xerox etc. Com isso, o capital da empresa ou escritório pode ser melhor distribuído para setores que carecem de investimento.

11. Suporte técnico especializado

A empresa que disponibilizar esse tipo de software no mercado deve oferecer uma equipe de suporte técnico especializada, a fim de ajudar os usuários que estejam com problemas no uso e no manuseio do sistema.

Nessa mesma linha, se houver algum contratempo com o programa em si, são esses profissionais que serão chamados para solucionar o caso, em horário comercial ou 24 horas.

Como você pôde perceber, um software jurídico proporciona diversos benefícios para os profissionais do Direito que atuam em empresas e escritórios de advocacia. Essa solução permite uma gestão mais eficiente do negócio e otimiza o cotidiano do trabalho. Mas para isso, você deve contar com uma empresa de confiança e que disponibilize um excelente programa para a gestão do seu negócio.

E aí, gostou deste post? Entre em contato conosco e saiba como nosso software jurídico pode ser benéfico para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *