Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Direito e tecnologia: entenda os impactos das mudanças tecnológicas

A transformação digital está provocando grandes impactos em todas as áreas de atuação. Isso não seria diferente no ramo jurídico, pois a aliança entre Direito e tecnologia proporciona diversos benefícios para todos os envolvidos nesse processo, desde os escritórios de advocacia até os tribunais.

É preciso conhecer todos esses avanços na área jurídica a fim de compreender quais são as principais ferramentas que podem ser usadas para otimizar a rotina de trabalho. Sabendo de todos os benefícios que as inovações podem ocasionar, certamente, o profissional jurídico terá melhores condições de exercer o seu ofício.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você entenda os principais impactos da tecnologia no Direito. Confira agora!

Impactos da tecnologia no Direito

No decorrer dos anos, o profissional jurídico tem observado várias mudanças no cotidiano de suas atividades. Com o surgimento do processo digital, não existe mais a obrigação do acompanhamento de processos como se dava anteriormente. O advogado pode ficar a par de suas ações utilizando um computador com acesso à Internet, aumentando, assim, a eficiência de sua rotina.

Isso está fazendo com que os advogados busquem por novos meios de atuação a fim de otimizar a eficiência de sua prestação de serviço. Para acompanharem essas alterações, os escritórios necessitam do auxílio de empresas ligadas à tecnologia, as quais estão cada vez mais preparadas para atender a essa nova demanda.

As empresas mais especializadas na Tecnologia da Informação (TI) estão investindo bastante no ramo jurídico, disponibilizando ferramentas para advogados que são capazes de melhorar e auxiliar o trabalho por eles desempenhado, como plataformas, assistentes digitais, softwares específicos e muito mais!

É fundamental destacar que esses dispositivos voltados para a automação jurídica não apresentam o objetivo de anular a atuação desses profissionais, mas, sim, de auxiliar, por meio da união entre Direito e tecnologia, o desenvolvimento das atividades simples e repetitivas dos escritórios, além de reduzir a margem de erros e retrabalhos.

Outra mudança importante com o avanço da tecnologia no setor jurídico tem relação com o acompanhamento das publicações que, anteriormente, só eram realizadas por meio dos diários oficiais. Hoje, esse processo é feito de forma virtual, com os diários eletrônicos, o que simplifica bastante a pesquisa, com o uso de robôs que já fazem uma seleção específica dos critérios estabelecidos pelo usuário.

Benefícios das ferramentas utilizadas na união entre Direito e tecnologia

A meta de todo advogado é melhorar sua produtividade a fim de ampliar a rentabilidade de um escritório. Nessa perspectiva, existem tecnologias que podem ser bastante vantajosas, já que auxiliam nas tarefas operacionais e, dessa forma, permitem que o profissional atue de modo mais técnico.

Veja, a seguir, algumas ferramentas e práticas que podem ser utilizadas na otimização do trabalho jurídico.

Acompanhamento de processos

Acompanhar todas as ações judiciais é fundamental para uma boa atuação do profissional jurídico. No entanto, isso pode se tornar um desafio quando se fala em grandes quantidades de processos. Por isso, é importante contar com sistemas de gestão que sejam capazes de processar todos os dados com eficácia.

Ao utilizar esses mecanismos, o advogado não precisa realizar consultas periódicas aos sites, visto que recebe atualizações por meio dos sistemas. Outro benefício desses aplicativos é o de evitar os erros humanos no momento de registrar os dados do processo.

Além disso, clientes observam o uso da tecnologia nos processos com bons olhos, uma vez que recebem informações adequadas e diretamente por meio do seu advogado, sem ser preciso pesquisar o andamento processual por conta própria.

Assinatura digital

A assinatura digital é uma opção que visa certificar a autenticidade de algum documento. Essa ação utiliza a criptografia com o objetivo de verificar a segurança e a integridade de documentos eletrônicos. Dessa forma, esse recurso permite que não haja necessidade de ter acesso a um documento físico para comprovar que o emissor é quem diz ser.

Ou seja, a assinatura digital se torna uma forma eficiente de checagem, visto que poupa o usuário de fazer alguns procedimentos usuais a fim de confirmar os dados. Quando é exigida a análise física, é preciso promover uma série de ações, como a impressão de documentos, a assinatura, a digitalização e o encaminhamento. Tudo isso consome bastante tempo, além de gerar um gasto elevado de papel.

A assinatura digital apresenta validade como se fosse de próprio punho. O advogado pode, pelos meios digitais, anexar processos sem a necessidade de impressão, simplificando todo o processo na entrega nos tribunais.

Software jurídico

O uso de programas jurídicos é fundamental para uma excelente gestão jurídica. Sempre há o lançamento de um aplicativo novo direcionado para esse público, ofertando soluções para os diversos problemas ambientados nessa área profissional.

Os softwares criados para escritórios estão cada vez mais acessíveis e são produzidos com o objetivo de solucionar os problemas recorrentes dos advogados no desempenho de suas atividades. Eles automatizam as tarefas e melhoram consideravelmente os resultados por meio de inteligência artificial.

Há soluções bastante úteis para escritórios no mercado, que permitem aos usuários a resolução de questões referentes à análise de informações, à automação de registro de dados, à automação de documentos jurídicos, ao acompanhamento processual, ao cadastro de clientes, entre outros. Tudo isso faz uma grande diferença no rendimento do escritório.

Inteligência Artificial (IA)

Direito e tecnologia são grandes aliados para o desenvolvimento de um escritório de advocacia. Quando falamos da IA aplicada aos processos jurídicos, falamos da máquina, do software que simula o raciocínio de um advogado ou profissional jurídico.

Assim, são desenvolvidos algoritmos visando à tomada de decisões em determinadas tarefas que podem ter substituída a mão de obra, repetitiva, humana. Veja que um software jurídico, por exemplo, é baseado em uma solução de Inteligência Artificial.

No entanto, esses sistemas somente serão considerados IA se deixarem de ser apenas uma solução voltada para o suporte e passarem a ajudar nas tomadas de decisão em um escritório. Essa tecnologia, portanto, faria muito mais do que substituir o trabalho meio, mas poderia auxiliar no serviços-fins de um negócio.

Enfim, a união entre Direito e tecnologia já é uma realidade nos dias de hoje. É fundamental que os escritórios se adaptem e implementem as novas soluções para se manterem competitivos no mercado. Com esses recursos, certamente, será proporcionada uma maior economia de tempo e dinheiro, além da ampliação da produtividade e da rentabilidade no ramo da advocacia.

Gostou deste post? Então, entenda agora a relação entre Inteligência Artificial e o Direito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *