Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Direito Digital e compliance: afinal, será que vale a pena investir?

O mundo muda muito e, com a globalização e as novas tecnologias, isso acontece numa velocidade cada vez maior. Quem estuda Direito sabe que as leis sempre chegam depois que a sociedade já se modificou, sendo necessário trabalhar com o que já existe durante a transição.

Dentro dessa nova era, determinadas áreas, como o Direito Digital e compliance ganham importância justamente porque os advogados são agentes de mudança, buscando proteger as pessoas e novos negócios no ambiente digital, mesmo que a legislação não dê conta de todos os aspectos de fato.

Para quem tem um escritório de advocacia, vale a pena investir em Direito Digital e compliance? Descubra mais sobre o tema a seguir!

O que é Direito Digital?

O Direito Digital é o ramo que trata, de forma multidisciplinar, das diversas influências da tecnologia no Direito. O advogado que lida com o Direito Digital estuda as diversas inovações tecnológicas e como elas afetam os indivíduos e as empresas.

O que é compliance em Direito Digital?

A interligação entre Direito Digital e compliance é cada vez mais forte. Compliance é um termo que significa “estar de acordo com a lei”, então, quem está em compliance cumpre as leis e busca seguir toda a regulamentação de seu setor. 

As normas que uma empresa seguirá para estar em compliance são tanto aquelas feitas pelos entes públicos e privados quanto aquelas elaboradas pela própria empresa. No compliance em Direito Digital, isso é importante porque não basta criar um regulamento de boas práticas em segurança da informação — por exemplo, a empresa precisa seguir minuciosamente o que a regulamentação prevê.

Sob o ponto de vista empresarial, adotar o compliance é uma tarefa essencial para a imagem da empresa no mercado. Estamos em um momento de grande valorização do cumprimento às leis e do combate à corrupção e a atitudes furtivas, o que aquece o mercado jurídico para o compliance. O advogado de compliance, por isso, entrega valor para as empresas como um agente de aprimoramento.

O compliance digital cuidará de todas as interações da empresa e do tratamento dado às informações no ambiente digital. A ideia é que a empresa cumpra as normas legais, de certificação e os regulamentos internos previstos para o ambiente digital.

Qual o trabalho dos advogados de Direito Digital?

Quem atua em Direito Digital e compliance tem formação multidisciplinar, conhecendo as principais tendências de tecnologia e o impacto das mudanças na lei e nas empresas. Em síntese, o trabalho do advogado em Direito Digital e compliance abrange as seguintes atividades:

  • apoio à empresa para criar o programa de compliance digital;
  • atuação para prevenir problemas e criar estratégias de solução de conflitos;
  • orientação aos clientes sobre as melhores práticas de segurança;
  • implementação de políticas para acompanhar as regulações de proteção aos dados pessoais dentro das empresas;
  • orientação sobre boas práticas de gestão documental, colheita de provas e proteção contra riscos empresariais.

As novas tendências do Direito Digital e compliance são um reflexo das mudanças da sociedade, que se concentram cada vez mais em interações no ambiente digital. Os advogados devem se preparar para a nova era, pois, só assim, continuarão capazes de atender às novas questões jurídicas que as modificações sociais tendem a criar. O trabalho dos advogados evolui junto a toda a sociedade e, para se manter relevante, é essencial conhecer as novas ideias!

Gostou do artigo? Então, não perca dicas de como preparar seu escritório para a era da advocacia 4.0!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *