Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Como organizar um escritório de advocacia? 4 dicas pra fazer hoje!

Ter o escritório próprio é um grande sonho para muitos advogados. Começar a trabalhar é só o primeiro passo. Para que a atividade seja mesmo rentável, é muito importante ter um bom controle de tudo que acontece. Aprender como organizar um escritório de advocacia é fundamental para quem quer dar conta de todo o trabalho sem sofrimento.

Quer se organizar melhor no escritório, mas não sabe por onde começar? Veja nossas dicas de organização para advogados a seguir!

1. Organize o controle de processos

Entender como organizar um escritório de advocacia começa em domar o fluxo de trabalho. O acompanhamento dos processos e da distribuição de tarefas exige uma quantidade relevante de tempo se não há uma organização de trabalho bem planejada.

A primeira coisa que deve ser avaliada é a necessidade de inserir manualmente todos os dados de um processo no controle. Já existem sistemas automatizados que dispensam esse trabalho, trazendo agilidade e economia para escritórios de diversos portes.

2. Controle o cadastro de clientes

Qual é a carteira de clientes do escritório? Quais são os dados de contato das pessoas e empresas atendidas? Tudo deve ser organizado para facilitar a busca de informações quando necessário.

O controle de cadastro de clientes também auxilia na troca de mensagens, orientações gerais e outras interações importantes que visam fortalecer o relacionamento do escritório com seus clientes.

3. Gerencie as finanças

O controle financeiro é a forma mais eficiente de garantir a rentabilidade de um escritório de advocacia. Para ter certeza de que o escritório não está pagando para trabalhar, é essencial contar com um controle financeiro consistente, que tenha um acompanhamento de receitas e despesas.

Quanto mais organizada for a vida financeira do escritório, maiores são as chances de crescimento. Com o gerenciamento das finanças, fica mais fácil projetar novos mercados de atuação, fazer investimentos e adotar novas tecnologias.

Em um mercado tão competitivo como o de advocacia, se manterá relevante quem tiver fôlego para acompanhar as mudanças e desenvolver formas de trabalho mais adaptadas.

4. Acompanhe compromissos e serviços de terceiros

Muitos compromissos na advocacia envolvem questões que podem prejudicar clientes. As audiências são um exemplo clássico, pois o prejuízo por não comparecer é enorme. Para evitar problemas, o controle da pauta e acompanhamento da execução dos trabalhos devem ser feitos de perto.

Quem usa o trabalho de parceiros e correspondentes também deve prestar atenção à documentação dos serviços. Hoje em dia, já existem vários tipos de software, como ferramentas avançadas de acompanhamento de audiências, que proporcionam a checagem de presença por GPS.

Adotar essas novidades é uma boa maneira de se organizar. e lidar com o fluxo de vendas, no caminho que um cliente percorre desde a prospecção até o encerramento do caso. Também lidamos os fluxos de processos, com ajuizamento e acompanhamento até o arquivo.

Portanto, para entender como organizar um escritório de advocacia, é importante perceber que tudo corre em fluxos. Há outros, menos evidentes, como o controle de contratos, a contratação de correspondentes e o contato com clientes, que também não podem ser perdidos de vista. Dessa forma, o escritório ficará mais organizado e eficiente.

Gostou do artigo? Para receber novidades e mais conteúdos como este em sua timeline, curta nossa Fanpage no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *