Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Aprenda o que é legal analytics e as suas vantagens!

O escritório de advocacia ou setor jurídico de uma grande empresa só se desenvolve tomando boas decisões. É por essa razão que uma das inovações que vem ganhando destaque no atual cenário é o Legal Analytics, tecnologia baseada na inteligência artificial e responsável pela análise de dados na advocacia.

A tecnologia vem se tornando uma grande aliada do Direito, desempenhando um papel estratégico no desenvolvimento de quem atua no ramo legal. O Legal Analytics surge para melhorar a eficiência de escritórios e departamentos, ao ajudar na formulação de insights com o bom uso das informações.

Por conta da importância dessa tecnologia, preparamos este artigo. Vamos explicar em mais detalhes o que é o Legal Analytics e quais são as suas vantagens. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Afinal, o que é Legal Analytics?

O Legal Analytics é uma tecnologia direcionada para a análise jurídica e se mostra fundamental na criação de estratégias processuais, uma vez que a análise da base de informações de um escritório jurídico aponta padrões importantes em litígios anteriores.

Assim, fica mais fácil identificar prováveis tendências, permitindo que seja possível, com base nelas, determinar uma linha de ação com grande probabilidade de sucesso nos casos.

Hoje em dia, há uma quantidade enorme de dados digitais disponíveis, e a tendência é que eles cresçam ainda mais! É por conta desse cenário que o Legal Analytics surgiu, com a finalidade de garantir uma avaliação sistemática e com mínima chance de erros da qualidade de informações que notadamente interessam a um escritório.

Indicar padrões consideráveis em litígios, a fim de serem utilizados de modo estratégico, não era possível de maneira tão eficiente. Hoje, com o Legal Analytics, é possível prever consequências de casos e preencher o conhecimento jurídico com bastante agilidade.

Qual é a relação do Legal Analytics com o Business Intelligence?

O Legal Analytics é uma aplicação do Business intelligence (BI) criada para os departamentos jurídicos. Dessa forma, as soluções digitais são capazes de automatizar as atividades legais comuns e básicas, garantindo otimização e flexibilidade em processos dos setores jurídicos.

Por exemplo, uma plataforma pode conciliar o Legal Analytics com o BI nas seguintes atividades:

  • criação automática de informações, com a inserção de dados que apresentam padrões atuais, sem modificar rotinas que alimentam o sistema;
  • captação de informações do sistema do usuário, seja ele qual for, e alteração desses dados em dashboards;
  • visualização da produtividade da equipe e de escritórios terceirizados;
  • entrega de dados coerentes para o cliente;
  • acompanhamento efetivo de demandas contenciosas e consultivas, além da análise de processos a partir de vários pontos de vista;
  • análise interativa de prazos internos e externos.

Quais são as vantagens de utilizar essas soluções digitais?

O que esse tipo de solução busca dentro de um escritório de advocacia é viabilizar insights. Como vimos, para ajudar no alcance desse objetivo, o Legal Analytics atua na análise de dados, de modo que eles se tornem importantes fontes para um escritório ou departamento jurídico investir em novas estratégias.

O Legal Analytics vem se tornando uma solução muito importante no atual cenário de avanço tecnológico, auxiliando escritórios a se manterem competitivos no mercado. A análise jurídica de casos passa a ser, dessa maneira, estratégia imprescindível para obter sucesso em litígios, além de ajudar na coleta de dados precisos para alcançar metas.

Separamos algumas vantagens que um escritório de advocacia obtém ao utilizar esse tipo de solução digital.

Maior segurança e crédito no serviço

Com o uso de uma solução de Legal Analytics, caso houver, por exemplo, uma ação correndo em uma comarca, você pode promover uma averiguação para saber qual é o posicionamento do magistrado competente em ações similares que tenha acontecido no local, a fim de ter um prognóstico do que realmente pode ocorrer com o seu processo, além de saber o tempo médio que essa demanda pode durar.

Para o advogado, esse mesmo exemplo pode ser utilizado nos casos em que o cliente pergunta qual a possibilidade de ganhar processo, ou quanto tempo o litígio vai durar.

Enfim, o Legal Analytics permite que você instrua o seu cliente com informações verídicas, respondendo às indagações conforme os dados demonstrados pela solução. Isso proporciona muito mais confiabilidade nos serviços prestados.

Aprimoramento da estratégia jurídica

É preciso que haja um desenvolvimento constante nos escritórios e setores jurídicos das empresas, otimizando o trabalho desenvolvido e aplicando estratégias efetivas em cada caso jurídico. Contudo, também é exigido deles que haja uma diminuição nos custos ao mesmo tempo em que se desenvolvem.

Com o foco de otimizar o negócio, o Legal Analytics é uma opção excelente de análise e benchmarking jurídico. O benchmarking objetiva o desenvolvimento de estudos que possam comparar suas operações em relação à concorrência, alcançando, assim, uma posição de liderança e propriedade.

Com essa ferramenta, você consegue compreender como anda o funcionamento correto do seu escritório.

São essas informações que auxiliam no desenvolvimento do escritório, a fim de conseguir administrar qualquer problema que surgir, além de se preparar de forma antecipada.

Ampliação da conquista de novos clientes e da sua fidelização

Um dos grandes objetivos de qualquer escritório de advocacia é atender com excelência os seus clientes. Além disso, também é preciso oferecer rapidez e qualidade nos serviços prestados, afinal, quanto mais eficiente for o tempo de resposta, mais rápido você encontrará uma solução para o problema do cliente.

Isso promove a sua conquista e sua fidelização. Mas, para isso, é preciso investir em uma ferramenta tecnológica que seja capaz de proporcionar tais resultados, além de ser um meio de prospectar novos clientes.

Contar com um software que ofereça esses resultados é fundamental para a área jurídica, e o Legal Analytics é uma forma de alavancar no mercado e conquistar novos clientes. Seu departamento jurídico colherá frutos e insights de maneira muito melhor, além de otimizar todas as tomadas de decisões no ambiente laboral.

Você já conhece a Netview? Para saber como nossos softwares de gestão de processos judiciais podem otimizar atividades de escritórios e departamentos, veja agora como funcionam nossos sistemas e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *