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Acompanhamento de publicações jurídicas em 4 dicas!

Qualquer advogado que lida com processos judiciais vai dizer que um dos grandes temores da profissão é perder um prazo. Para evitar que isso aconteça, é fundamental investir em um bom acompanhamento de publicações jurídicas.

Quem lida com um grande volume de informações deve prestar atenção ao controle processual, mas também entender que há maneiras mais simples de fazê-lo. Separamos algumas dicas para que você seja eficiente no controle de publicações. Veja só:

1. Conheça as formas de acompanhamento de publicações jurídicas

Antigamente, as publicações eram feitas em jornais, em papel. Os advogados podiam adquirir exemplares e fazer a leitura, identificando seus casos e prazos processuais. Outra alternativa era contratar um serviço de “recortes”, em que profissionais liam os jornais e mandavam recortes das publicações do advogado.

Com o progresso dos diários oficiais para o meio eletrônico, o sistema de leitura e recortes passou a ser feito pelo meio digital. A eficiência aumentou, pois agora é possível fazer a busca por palavras-chave, como números de processos, nome do advogado e número de inscrição da OAB.

Além disso, hoje os andamentos processuais são disponibilizados na internet. O advogado pode acompanhar os andamentos por consulta ou receber e-mails informativos, o chamado PUSH.

Assim, o acompanhamento de publicações jurídicas pode ser feito das seguintes formas:

  •  leitura direta dos diários oficiais;
  •  pesquisa por palavra-chave nos diários oficiais;
  •  recebimento de recortes por serviços suplementares;
  • recebimento de e-mails de movimentação processual pelo PUSH.

2. Conheça ferramentas tecnológicas

Com o processo eletrônico, o acompanhamento processual ficou mais fácil: os andamentos são lançados nos sistemas de acompanhamento processual, permitindo que os advogados recebam não só as publicações, mas também as movimentações processuais.

Em alguns tribunais, inclusive, foi adotado o sistema de intimações virtuais, feita no sistema quando o advogado acessa o portal, substituindo as publicações para contagem de prazos.

Como as informações dos processos estão disponíveis nos extratos processuais, as empresas que atuam em automação jurídica, chamadas Legaltechs, desenvolveram soluções de acompanhamento processual e controle de publicações. Agora, os prazos, agendamentos e controles podem ser feitos em um único sistema integrado, que oferece ferramentas de controle e gestão de prazos.

3. Invista em integração

Adotar o acompanhamento de publicações jurídicas nas formas “manuais”, ou seja, por leitura ou pesquisa, é demorado e sujeito a falhas. Receber recortes e informativos aumenta a precisão, mas ainda assim cria a necessidade de organizar os prazos e tarefas em algum sistema, físico ou digital, para agendamento.

Usar sistemas inteligentes resolve a questão. Os andamentos, prazos e publicações ficam disponíveis em um único lugar, agilizando a rotina do escritório. Com a otimização do trabalho, a gestão fica mais eficiente.

4. Desenvolva uma rotina

Independentemente de qual será a forma de acompanhamento de publicações jurídicas é muito importante que o controle faça parte da rotina. De acordo com o tempo que o trabalho leva, é importante reservar uma parte do dia para fazer a gestão. Sem um acompanhamento consistente será impossível garantir o cumprimento dos prazos processuais com tranquilidade.

O acompanhamento de publicações jurídicas ocupa uma grande parte do trabalho dos advogados. Há diversas formas de fazê-lo, desde as mais simples, com automação e sistemas inteligentes, até as mais tradicionais, com leitura de diários e recortes. Em qualquer uma delas será necessário organizar o tempo para realizar as conferências e distribuir tarefas.

Que tal descobrir como é feito o controle de prazos de seus colegas? Compartilhe o link deste artigo em suas redes sociais e comece a conversar sobre o tema!

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