Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Hora de empreender! Descubra como montar um escritório de advocacia!

O empreendedorismo é um caminho muito interessante para quem deseja aumentar os ganhos de uma atividade profissional. Para isso, é importante entender como montar um escritório de advocacia rentável, de forma a garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio no longo prazo. Afinal de contas, o plano é deixar de trabalhar para os outros e colher os frutos do próprio esforço, certo?

Quer se organizar para abrir um escritório, mas não sabe por onde começar? Veja nossas dicas de empreendedorismo para advogados a seguir!

Pesquise o mercado

O Direito e a sociedade estão intimamente ligados. Assim, as mudanças sociais impactam diretamente as áreas do Direito, tornando algumas delas obsoletas, criando novas áreas de interesse e aumentando a demanda para certos tipos de trabalho.

Para abrir um escritório de advocacia de sucesso, é essencial fazer uma pesquisa de mercado. Entender qual é o público carente de bons profissionais e quais as áreas promissoras e os melhores modelos de atuação é uma atividade prática. Quem se baseia em dados reais consegue se planejar melhor.

Especialize a atuação

Atuar atendendo a todos os tipos de público e demandas causa perda de tempo e de foco. O melhor caminho é a especialização. Identifique um público que teria afinidade com o seu escritório e as demandas. 

A partir disso, crie um nicho de atuação e formate o atendimento de seu escritório para esse público. Cada cliente e cada trabalho exigem um perfil diferente do escritório. Para fazer bem-feito, é importante se especializar!

Planeje as finanças

Um negócio viável deve ser lucrativo. Assim, pensar no dinheiro está longe de ser uma questão secundária ao aprender como montar um escritório de advocacia. 

De onde virão as receitas? Quais são os formatos de pagamentos de honorários? Qual a periodicidade dos pagamentos? Tudo isso influi diretamente o plano de negócios e deve ser previsto de antemão.

Invista em automação

Muita gente pensa que aprender como montar um escritório de advocacia envolve escolher os móveis e o bairro em que ficará o escritório, contratar uma boa secretária etc. Essas questões são até relevantes, mas só para alguns públicos muito específicos, que provavelmente não serão atendidos por escritórios mais jovens.

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos advogados. Os processos judiciais e administrativos já são maioria, e há audiências com videoconferência e uma tendência cada vez maior para o atendimento remoto. Assim, a estrutura precisa ser, cada vez mais, tecnológica.

Por isso, antes de comprar belos móveis, pense em como a tecnologia pode aprimorar seu trabalho. Invista em automação e em sistemas inteligentes e pense em maneiras de conseguir atender a um grande volume de trabalho com qualidade. Essas tendências já tomaram conta do mercado jurídico, por isso, quem já começa o escritório com elas em mente sai à frente da concorrência!

Aprender como montar um escritório de advocacia é um momento muito especial na carreira do empreendedor. Um planejamento cuidadoso servirá de amparo para os desafios. É essencial investir em produtividade e economia, adotando ferramentas tecnológicas eficientes desde a fundação. Dessa forma, é possível garantir um bom rendimento no trabalho e evitar a criação de elementos estruturais que já estão caindo em desuso na advocacia.

O artigo foi útil para você? Aproveite para aprender ainda mais e descobrir as relações entre Direito e advocacia e as mudanças que a tecnologia trouxe para o setor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *