Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Quais as principais tendências do mercado jurídico? Confira!

O mundo muda cada vez mais depressa, e o trabalho nos escritórios de advocacia acompanha esse movimento. As tendências do mercado jurídico são consequências diretas da nossa nova forma de interagir, marcadas pela presença cada vez mais forte da tecnologia.

A advocacia não é mais a mesma. Os processos são eletrônicos, os clientes não querem mais fazer várias reuniões presenciais, as viagens foram substituídas pela contratação de parceiros e correspondentes, e até as sessões de julgamento já são feitas de forma virtual.

Não se engane, pois a adoção da tecnologia no direito é uma ótima notícia. São mudanças que também exigem dos advogados aprofundamento nas tendências do setor e disposição para se manter em dia com as novidades. Quer entender mais sobre como o mercado jurídico está se transformando? Veja a seguir as principais tendências do setor!

Uso de redes sociais para presença online

As principais formas de interação estão na internet. Mesmo para negócios, a expectativa é que isso se consolide. É cada vez mais comum que clientes busquem profissionais jurídicos pelas redes sociais, analisando o conteúdo produzido e a interação com outros usuários.

Portanto, quem quiser garantir uma marca forte não pode ignorar a importância da presença online do escritório de advocacia. Usar redes sociais, produzir conteúdo relevante e trazer seus clientes para mais perto são boas estratégias de relacionamento em um novo cenário.

Atualização constante da legislação

As normas jurídicas passam por atualização cada vez mais rápida, até mesmo para dar conta de demandas sociais e regulamentar novas relações, o que também permite a criação de novas oportunidades para o escritório.

Quem quer se manter relevante deve prestar atenção às novidades, educar os clientes e aproveitar novos ramos em crescimento. O advogado do futuro é um profissional em constante mutação.

Automação

Quem quer alcançar mais clientes já pode contar com ferramentas tecnológicas de gestão de fluxo de trabalho que vão além do simples acompanhamento de prazos. Os advogados já podem contar com uma série de instrumentos para otimizar tempo e resultados.

Assim, pode-se entregar opções interessantes aos clientes, sem precisar de grandes equipes. Algumas tendências do mercado jurídico que envolvem o uso da tecnologia:

  • análises de dados com jurimetria e acompanhamento estratégico de resultados;
  • automação de peças processuais repetidas para melhorar a eficiência na análise de um grande volume de processos;
  • acompanhamento à distância de serviços como audiências e diligências, com recursos como check-in por GPS e envio digital de documentos;
  • atuação preventiva, negociações com base em dados e uso de inteligência artificial para desenvolver estratégias.

As tendências do mercado jurídico apontam para uma profunda mudança na forma de se posicionar. Escritórios e profissionais do futuro abandonarão cada vez mais a resistência ao uso da tecnologia, que permeará todas as áreas do trabalho jurídico. Quem pretende se manter relevante e competitivo precisa acompanhar de perto as novidades e adotar ferramentas e procedimentos diferenciados, visando atender às novas demandas do setor.

Para se manter em dia com as novidades do mercado e conhecer mais sobre a relação entre tecnologia e direito, assine nossa newsletter. Receba conteúdo atualizado diretamente da sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *