Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Transformação digital na advocacia: quais os impactos gerados?

A forma de trabalhar, se comunicar e construir relações mudou completamente ao longo dos últimos anos. É claro que a transformação digital na advocacia também influenciou o mercado jurídico, mas de que forma? Será que é possível ignorar os efeitos da era da informação na vida dos profissionais jurídicos?

Entenda mais sobre a relação entre as mudanças sociais e a revolução digital na advocacia lendo este artigo até o final!

Qual foi o impacto da transformação digital na advocacia?

A transformação digital na advocacia mudou completamente a forma de trabalhar. Antes, os advogados eram verdadeiros artesãos, tinham que escrever suas longas petições de forma individualizada, fazer inúmeras reuniões e audiências presenciais.

Com tantas questões que envolviam diretamente o profissional, a agenda era sempre cheia e pouca coisa era realizada dentro de um mesmo dia. Com a transformação digital, esse cenário se modificou de forma profunda. Cada vez mais as interações e atividades são feitas em meio digital, pela internet.

Com isso o trabalho ficou muito mais simples, permitindo que os profissionais usem o tempo com atividades de maior valor agregado. Sair do escritório apenas para consultar um processo é cada vez mais raro. Os clientes aceitam melhor o contato remoto e as comunicações pelo meio digital estão cada vez mais eficientes.

Quais benefícios da transformação digital?

Considerando as diversas formas em que a transformação digital mudou a atuação da advocacia, podemos ressaltar as seguintes vantagens das mudanças:

  • onipresença: o advogado consegue trabalhar em qualquer lugar com acesso à internet. Até mesmo as reuniões, audiências e sustentações orais já podem ser feitas por videoconferência, poupando tempo, recursos, reduzindo deslocamentos e desgaste;
  • otimização de despesas: com a transformação digital, não é mais necessário ter um espaço físico grandioso. Os arquivos são digitais, não precisam de espaço físico nem de impressões e as equipes investem em alternativas como o Home Office. Assim, o escritório de advocacia está cada vez mais eficiente em matéria de custos operacionais;
  • acompanhamento de processos online: o processo eletrônico tornou possível acessar os autos a qualquer momento, em qualquer lugar. Com isso, as viagens ao fórum apenas para acompanhamento processual deixam de existir e tudo está acessível em apenas alguns cliques.

Como um software jurídico auxilia o advogado na era digital?

Cada vez mais as pessoas lidam com um grande volume de informações em suas rotinas. Com isso, se torna cada vez mais difícil contar apenas com a memória ou com bancos de dados simples, planilhas e anotações. Para trabalhar de forma inteligente em meio a tantos dados, é essencial que os advogados adotem sistemas inteligentes.

Quando um escritório escolhe um bom sistema jurídico, a rotina fica muito mais simples. O uso de automação, inteligência artificial e análises de Big Data tornam o trabalho complexo mais eficaz, com foco em resultados. Quem adota a tecnologia jurídica no cotidiano consegue assimilar a transformação digital com mais tranquilidade.

A transformação digital na advocacia veio para ficar, mais isso é uma ótima notícia! Cada vez mais as atividades repetitivas, com baixo valor agregado e sem relevância ficam a cargo de sistemas inteligentes. Com isso, os profissionais jurídicos podem otimizar seu trabalho e focar no que realmente importa, com estruturas cada vez mais enxutas.

Gostou do artigo? Então, aproveite para compartilhar o link em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *