Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Qual a importância de um bom software para advogados? Listamos 6 benefícios!

A rotina de quem trabalha no mercado jurídico é cada vez mais corrida. Com o grande fluxo de informação e as diferentes demandas, adotar um software para advogados é uma estratégia que otimiza processos gerenciais. Com isso, o escritório consegue fazer mais atividades, com maior qualidade e em menor tempo.

Quer entender as vantagens de adotar um software jurídico? Veja, neste artigo, seis benefícios de escolher uma boa ferramenta!

1. Mais produtividade

Quando o software para advogados entra em cena, uma série de tarefas repetitivas desaparece. É importante ressaltar, aqui, que estamos falando de sistemas atualizados, que aplicam automação e inteligência artificial.

Como não é necessário inserir, de forma contínua, um grande volume de informações manualmente, os advogados e outros membros da equipe conseguem ser mais produtivos. Basta acessar o sistema, verificar os próximos passos do fluxo de trabalho e começar a trabalhar no que realmente importa. Como resultado, há menos burocracia e mais tempo para fazer o que é estratégico para o negócio!

Como atividades repetitivas, inclusive petições, deixam de ser uma atribuição dos advogados e passam a ser geradas pelo próprio sistema, um mesmo profissional dá conta de um volume maior de demandas. Com isso, o escritório precisa de uma estrutura cada vez mais enxuta e eficiente, permitindo atender aos clientes com toda a qualidade e segurança necessárias, sem que, para isso, seja preciso ter uma estrutura física e operacional muito grande.

2. Possibilidade de delegação de tarefas

Quem delega atividades sabe que, além de ter confiança nos profissionais que realizam as tarefas, é importante contar com um bom acompanhamento da execução. Fornecer informações, documentos e orientações toma bastante tempo. Da mesma forma, receber os relatórios, fazer o devido arquivamento das novas informações e acompanhar o desenvolvimento de diversas diligências simultâneas é o tipo de tarefa capaz de consumir um grande volume de tempo e recursos.

Ao adotar um software para advogados que permite o acompanhamento remoto de diligências, o escritório consegue receber relatórios, check-in com localização via GPS e cópias de documentos, tudo por intermédio do sistema. Assim, o acompanhamento de uma grande quantidade de trabalho é ainda mais simples, melhorando a qualidade do serviço e tornando todo o procedimento mais prático.

Dessa forma, a comunicação com colaboradores e parceiros fica mais facilitada e transparente e os serviços são organizados de maneira mais prática. As vantagens de adotar ferramentas tecnológicas para acompanhar tarefas delegadas são impressionantes, não é mesmo?

3. Maior cumprimento de prazos

Com o agendamento das tarefas feitas pelo software jurídico para advogados, o cumprimento dos prazos processuais fica muito mais simples. A equipe tem uma visão clara de quais são os próximos prazos e compromissos, permitindo uma execução de tarefas mais ágil. 

Como não há necessidade de passar um grande tempo pensando no que é preciso fazer, os advogados mantêm o foco na conclusão de suas tarefas. Assim, gerenciar o trabalho se torna uma questão menos complexa, abrindo espaço para atividades de cunho estratégico e com maior valor agregado.

Além da questão de otimizar o tempo, há outra vantagem para o cumprimento de prazos trazida por um software para advogados. Com o controle manual de prazos, as chances de falha humana são enormes. Bastam um problema ou um descuido e um prazo se perde no meio do caminho. Quando o agendamento é feito por um sistema automatizado, a falha humana deixa de ser uma questão.

4. Controle de processos otimizado

Conseguir acessar andamentos processuais de forma rápida, simples e em qualquer lugar é uma grande vantagem. O controle processual fica mais simples ao adotar um sistema jurídico para advogados. Os clientes recebem relatórios de forma rápida e prática e o escritório consegue ver com clareza os dados da carteira de processos, pensando nas melhores estratégias gerenciais com base em dados reais do negócio.

Quem tem um grande volume de processos não pode perder tempo. Adotar ferramentas tecnológicas faz com que o tempo gasto no controle e na administração dos processos diminua, permitindo que a equipe dê conta de cuidar de um volume maior de causas, com mais eficiência.

5. Armazenamento seguro

Já se foi o tempo em que um arquivo em papel era mais seguro que os arquivos digitais. O armazenamento digital evoluiu muito, fazendo com que a nuvem seja muito mais interessante do que o armazenamento físico.

A criptografia e os diversos desenvolvimentos em segurança da informação tornaram o ambiente digital mais favorável para armazenar informações importantes. Somando-se a isso, ainda temos o fato de que os processos judiciais são eletrônicos, não fazendo qualquer sentido que o advogado tenha sua documentação em vias físicas. 

Além disso, os arquivos armazenados em um sistema são guardados com diversos protocolos contra fraudes e perdas de dados, com o uso de backup. Assim, seu escritório não precisa se preocupar com a interrupção das operações por um problema no estabelecimento físico, pois o sistema permitirá o acesso aos dados dos processos em qualquer lugar.

6. Uso de jurimetria

Para serem mais eficientes, os advogados devem entregar melhores resultados para os clientes. Hoje em dia, os sistemas jurídicos vão além do mero controle processual e da anotação de prazos: eles funcionam como um pesquisador cada vez mais potente.

Aliando a análise de dados com a jurimetria, os advogados conseguem fazer previsões de risco muito mais exatas, oferecendo melhores resultados aos clientes. Quem entrega mais, obviamente, é mais reconhecido, conseguindo conquistar novos clientes e oportunidades de negócio.

O uso de Inteligência Artificial no software para advogados criou um ambiente em que é possível prever resultados com muita precisão. A análise pode ser feita em várias instâncias e varas, permitindo uma segmentação das predições. Com isso, o aconselhamento dos clientes é muito mais eficaz e estratégico.

O software para advogados é o tipo de ferramenta que se tornou indispensável para a vida cotidiana. Com ele, é possível administrar melhor as rotinas, melhorar o desempenho da equipe e entregar um serviço com mais qualidade e custo reduzido. Quem deseja se manter relevante no mercado não pode deixar de conhecer as possibilidades de uso da tecnologia a favor dos serviços jurídicos! Para escolher um bom sistema é essencial pensar nas funcionalidades desejadas, qualidade do sistema, valor entregue para o escritório e relação custo-benefício. O preço é só um dos elementos da tomada de decisão, devendo ser considerado em conjunto com os outros fatores.

Gostou do artigo? Confira nosso site e aprenda mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *