Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Como funciona a inteligência artificial na advocacia? Saiba aqui!

O uso de inteligência artificial na advocacia foi objeto de muita polêmica há alguns anos. As previsões mais catastróficas de que os advogados, juízes e outros profissionais seriam completamente substituídos por robôs não se comprovou na prática. A verdade é que adotar tecnologia na advocacia não é, nem de longe, ruim para os advogados.

O mercado jurídico já começa a reconhecer a eficácia dos sistemas inteligentes e sua contribuição para o trabalho em escritórios. Para entender melhor os impactos e aplicações da inteligência artificial na advocacia, acompanhe este artigo até o final!

Elaboração de petições

As petições automáticas já foram parte dos sonhos de milhões de advogados e estagiários. Quem nunca se deparou com esse pensamento ao fazer a mesma petição pela décima vez em uma semana, certo?

Já existem no mercado sistemas que oferecem a geração automática de petições. Os sistemas são capazes de gerar até mesmo peças de defesa, de acordo com as melhores chances de êxito na demanda, teses selecionadas e desdobramentos do caso.

Não se trata de um simples formulário: a inteligência artificial é capaz de fazer análise de riscos, perspectivas e resultados. Assim, o trabalho de pensar sobre os processos é feito de forma estratégica, sem necessidade de repetir um processo que já foi feito antes, com os incrementos de metodologias como a jurimetria para aumentar a eficácia das intervenções no processo.

Confecção de documentos jurídicos

Além de eliminar as petições repetidas, os sistemas jurídicos com inteligência artificial também facilitam a gestão dos documentos do escritório. Com a automação é possível gerar contratos de honorários e procurações de forma automática, evitando erros de preenchimento, falhas humanas e agilizando o processo de contratação.

Smart Apps

Outra possibilidade trazida pela inteligência artificial é a criação de smart apps jurídicos. Isso significa usar aplicativos para agilizar a resposta a questionamentos, mesmo em casos complexos. Trata-se de uma tendência para aumentar a agilidade na triagem e consultoria para clientes do escritório de advocacia.

Pesquisa jurídica

A pesquisa jurídica é cada vez mais eficiente. Considerando os bancos de dados disponibilizados pelos tribunais, com grandes repositórios de julgados, nada melhor do que adotar a inteligência artificial na advocacia também em pesquisas.

Um sistema inteligente seleciona julgados, mas também consegue fazer o acompanhamento estatístico de tendências. Com isso, o escritório usa jurimetria no cotidiano, conseguindo auxiliar os clientes na criação de contingências mais eficazes, além de criar oportunidade para resultados mais favoráveis ou não tão prejudiciais em cada caso.

A adoção de inteligência artificial na advocacia deixou de ser uma novidade para se consolidar como prática cotidiana nos melhores escritórios. Cada vez mais, o uso de sistemas inteligentes customizados para as necessidades do profissional jurídico tem se provado eficaz e benéfico. Quem quer se manter em dia com as novidades do mercado e continuar competitivo nos próximos anos não pode perder as tendências no setor de tecnologia aplicada para escritórios de advocacia!

Quer continuar recebendo atualizações sobre universo jurídico, tecnologia e assuntos correlatos? Assine nossa newsletter e receba o conteúdo selecionado, de forma gratuita, diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *