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Quais os tipos de indicadores de desempenho para advocacia e como aplicar?

Identificar quais são os principais tipos de indicadores de desempenho é fundamental para conseguir avaliar se as medidas tomadas pelos seus gestores estão, de fato, surtindo os efeitos esperados e, assim, gerar o crescimento do seu escritório. Sem isso, você pode estar completamente no escuro sobre o andamento do escritório, colocando o sucesso dele em xeque, bem como dificultando a geração de diferenciais competitivos.

Então, vamos mostrar uma metodologia importante para o acompanhamento dos indicadores de seu escritório: as OKRs. Saiba mais sobre o tema e tire suas dúvidas. Boa leitura!

O que são OKRs?

OKR é a sigla para Objective Key Results, ou seja, os indicadores de desempenho que estão diretamente relacionados com os objetivos principais do seu negócio. Elas foram criadas pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, e podem ser aplicadas em diversos tipos de empresas, incluindo escritórios de advocacia.

Como funcionam as OKRs?

As Objectives Key Results estão inseridas dentro de uma metodologia com foco no cumprimento de objetivos para o crescimento do escritório, buscando as métricas-chave necessárias para avaliar se o desempenho está caminhando para esse fim.

Quais os principais tipos de OKRs?

É importante considerar que as Objectives Key Results precisam estar alinhadas com a natureza do seu negócio, ou seja, com a área de advocacia. Dentro desse contexto, podemos citar os principais tipos que podem ser aplicados no escritório, de acordo com os objetivos traçados. Veja a seguir.

Redução no tempo de atendimento

Podemos listar assim os resultados-chave:

  • número de horas trabalhadas por funcionário;
  • número de horas trabalhadas no escritório de forma geral;
  • cumprimento de prazos;
  • índices de atrasos;
  • relação número de cliente – número de horas trabalhadas.

Aumento na satisfação do cliente

Podemos listar os resultados-chave:

  • número de novos clientes;
  • número de clientes retidos.

Aumento do número de casos em aberto sem comprometer o escritório

Os resultados-chave podem ser:

  • relação do número atual de casos com o número atual de colaboradores;
  • produtividade dos colaboradores individualmente;
  • tempo gasto por processo por cada colaborador.

Como implantá-las?

Para implantar esses indicadores em seu negócio, com maior eficiência, você pode seguir estes passos:

  • defina metas claras e específicas para o seu escritório de advocacia;
  • divida os objetivos que são de responsabilidade dos líderes e das equipes;
  • atente para definir prazos razoavelmente curtos, para não prejudicar a eficiência do escritório;
  • acompanhe esses resultados de forma constante;
  • torne as OKRs públicas para todos os envolvidos;
  • analise não os esforços, mas, sim, os resultados obtidos.

Quais os impactos da análise de OKRs?

A análise de OKRs pode trazer uma série de benefícios para o seu escritório. São os principais deles:

  • quando você consegue melhorar alguns dos indicadores que listamos acima, é possível gerar uma expansão do escritório. Por exemplo, se os advogados conseguem lidar com um maior número de casos, sem perder qualidade, é possível aumentar o número de clientes e, consequentemente, a rentabilidade do escritório;
  • as análises das OKRs permitem que os responsáveis conheçam melhor as atuais dinâmicas do escritório e compreendam como reagem diante de cada mudança;
  • por meio da análise, é possível encontrar formas de melhorar os indicadores que ainda não tinham sido cogitados pelos gestores. Por exemplo, a adoção de um software de gestão jurídica pode diminuir o tempo de atendimento e minimizar o índice de atrasos.

Para o acompanhamento e o controle desse indicador, é importante contar com um software de gestão jurídica, que permitirá avaliar esses pontos internamente e, consequentemente, gerar melhores resultados em seu negócio.

Lembre-se de que as tecnologias estão aí para serem aliadas dos gestores de escritório e, portanto, você deve utilizá-las para auxiliá-lo nessa jornada de tornar o seu negócio mais bem-sucedido e captar novos clientes.

Gostou de saber os principais tipos de indicadores de desempenho? Então, aproveite e leve este conteúdo para a sua rede de amigos, compartilhando-o em suas redes sociais.

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