Avenida Álvares Cabral 1707, Santo Agostinho | Belo Horizonte MG
(31) 3295-0616
comercial@netviewinformatica.com,br

Conheça os segredos para reduzir o turnover em empresas de advocacia

A grande rotatividade de funcionários no escritório, também conhecida por turnover em empresas de advocacia, é uma grande preocupação para os gestores. Reduzir a quantidade de alterações na equipe assegura maior estabilidade, bem como um trabalho mais bem executado. A competitividade do mercado jurídico favorece a busca por outras oportunidades e, por isso, a retenção de talentos deve ser uma prioridade.

Se você tem dúvidas sobre como reduzir o turnover em empresas de advocacia, continue a leitura deste post e descubra boas práticas para ajudar nesse desafio!

Alinhe expectativas

Como é trabalhar em seu escritório de advocacia? Quais são as tarefas, as perspectivas profissionais e os desafios diários? Deixe tudo muito claro desde o processo seletivo!

Quanto mais transparente o escritório for com relação às possibilidades do profissional contratado, melhor! Evitar a desilusão do candidato reduz significativamente o turnover em empresas.

Invista em eficiência

Quanto mais eficiente é o trabalho, menos gente se torna necessária para dar conta das tarefas. Além disso, quanto menos tarefas repetitivas são executadas por pessoas, maior a satisfação dos profissionais com o seu trabalho. Pensando nisso, estratégias de produtividade, como a adoção de sistemas inteligentes e automação jurídica, ajudam na gestão do escritório como um todo.

Promova capacitação

Cuidar do aprimoramento profissional dos membros da equipe é importante para o escritório e para os profissionais. Uma equipe mais bem preparada consegue lidar com a rotina, erra menos e encontra menos frustrações em seu trabalho.

Além disso, colaboradores que recebem capacitação constante enxergam nisso um incentivo para melhorar sempre. Invista nos funcionários que têm habilidades interessantes e desejam aprender!

Crie políticas de valorização

Os colaboradores que se sentem vistos pela gestão do escritório de advocacia tendem a ficar mais tempo nas empresas. Por isso, políticas de valorização, como benefícios, premiações e oportunidades de crescimento no escritório, são muito boas para reduzir o turnover em empresas de advocacia.

Para desenvolver políticas realmente atrativas, é importante ouvir quais são as demandas dos membros da equipe, pois cada profissional terá interesses específicos e que devem ser levados em consideração.

Tenha um bom clima organizacional

Quem gostaria de voltar para um lugar que causa emoções negativas? Ninguém, certo? Por isso, um bom clima organizacional, em que todos se sintam respeitados e tenham suas opiniões valorizadas, auxilia a reduzir a perda de bons profissionais. 

O escritório deve fomentar um clima de colaboração, respeito e desenvolvimento de bons relacionamentos entre os membros da equipe. Se todos se sentem alinhados aos colegas e ao propósito do escritório, todo o trabalho flui de maneira mais simples.

O turnover em empresas de advocacia cria grandes problemas na produtividade do escritório e no gerenciamento da rotina. Por isso mesmo, os gestores devem adotar boas práticas para prevenir a rotatividade no escritório, valorizando bons profissionais. Fortalecer a transparência nos processos seletivos e as políticas de valorização profissional para quem já é membro da equipe é uma ação que pode ser colocada em prática desde já, a fim de reverter a situação. 

Quer se manter em dia com as novidades do mundo jurídico? Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais! Temos uma fanpage no Facebook e também um perfil no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *